Na educação infantil priorizamos o brincar.
Este é o momento de explorar, de testar e descobrir
A vida escolar tem papel fundamental na formação de crianças pequenas, uma vez que contribui para que seus progressos se deem de forma saudável por meio de vivências, atividades, experiências e ideias compartilhadas e orientadas. A convivência em um ambiente que coloca a criança em contato com outras crianças e adultos, diferentes daqueles que compõem seu núcleo de convívio familiar, suscita novas possibilidades de aprendizagem, que impulsionam seu desenvolvimento no que se refere à ampliação de seu repertório sobre diferentes fenômenos, de suas redes de relações e de suas regras de sociabilidade.
A Escola Educare cria, instrumentaliza e possibilita meios orientados e planejados para a criança se relacionar de forma construtiva e satisfatória consigo mesma, com os demais membros da comunidade escolar e com seu entorno físico e natural.
O espaço escolar na Educação Infantil é um aspecto bastante relevante na formação integral da criança pequena, pois possibilita a interação com o outro e com o conhecimento. Nesse sentido, além de adequado estrutural e fisicamente, é fundamental equipá-lo e torná-lo fonte de informações variadas, criando condições para que as crianças dessa faixa etária possam estar juntas, brincar e descobrir no ambiente e no outro, possibilidades de vivências exclusivas e de construção dos vários tipos de conhecimento: físico, lógico, natural e social.
A sala de aula e os demais espaços escolares são de, cooperativamente, ambientes que tragam referências de modos de estar, de conviver e de aprender com respeito e adequação. Para a realização de um espaço que abranja a concepção apresentada, é preciso planejá-lo, analisá-lo, avaliá-lo e equipá-lo aos poucos, construindo-o com o grupo. Apresentamos a seguir algumas sugestões.
A Escola Educare compreendida enquanto instância de formação cultural, social e científico possibilita, por meio de trabalho planejado, mas sempre aberto ao imprevisível, que as crianças brinquem, sejam cuidadas, troquem, criem e aprendam os valores, os costumes, as formas de se auto cuidarem, as diferentes linguagens e os saberes sobre a natureza e a cultura. Os conteúdos trabalham as múltiplas linguagens arte, corpo, movimento e diversidade de gêneros orais e escritos em uma proposta lúdica favorecendo a interação entre os alunos e promovem os primeiros contatos formais com a linguagem escrita. Exploram movimentos e ritmos corporais para que as crianças se expressem nas brincadeiras e nas demais situações de interação como danças, jogos, despertando nelas a curiosidade sobre o meio ambiente e a sociedade, estimulando-as a formularem perguntas e a imaginarem soluções para compreendê-las. A articulação entre diferentes recursos com propostas inovadoras garante um aprendizado completo e eficiente.
FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
A instituição oferece um ambiente de acolhimento que da segurança e confiança às crianças, garantindo oportunidades para que sejam capazes de:
- Experimentar e utilizar os recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, sentimentos, vontades e desagrados, e agindo com progressiva autonomia;
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, conhecendo progressivamente seus limites, sua unidade e as sensações que ele produz;
- Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e higiene;
- Brincar;
- Relacionar-se progressivamente com mais crianças, com seus professores e com demais profissionais da instituição, demonstrando suas necessidades e interesses.
CONHECIMENTO DE MUNDO
O conhecimento de mundo contém eixos de trabalho orientados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática.
A prática educativa deve se organizar de forma a que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades:
- Familiarizar-se com a imagem do próprio corpo;
- Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação;
- Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular entre outros, desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras;
- Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento etc., para o uso de objetos diversos.
Rotina
Família e escola: uma parceria pelo bem das crianças
Ao ingressar na escola, a criança precisa de um período de adaptação para se acostumar à nova rotina. O primeiro contato com um novo ambiente e um grupo de pessoas diferentes das de sua família pode gerar insegurança e ansiedade. A parceria entre a família e a escola é essencial nesse momento de transição em que a criança precisa criar vínculos com colegas, professores e demais profissionais da instituição escolar, sentindo-se cada vez mais segura e confiante.
Sugestões:
- A adaptação da criança começa na escolha da escola. Quanto mais a família estiver segura de que tomou a decisão certa, mais ela sentirá essa tranquilidade e segurança. Conheça a proposta pedagógica da escola, observe os ambientes da instituição, esclareça dúvidas e converse com os professores.
- O período de adaptação costuma durar uma semana, mas pode variar dependendo da criança. Dedique-se a essa fase e explique à criança por que ela vai para a escola e o que ela vai fazer lá, como brincar com outras crianças e aprender coisas novas com os professores.
- Convide a criança a participar dos preparativos para ir à escola, como arrumar a mochila. Assim vai se sentir cuidada e integrada.
- Demonstre interesse em saber o que a criança fez na escola e escute atentamente o que ela tem a dizer. Essa é uma maneira de a família se fazer presente.
- A comunicação entre a família e a escola é muito relevante. Avise os profissionais sobre questões de saúde da criança ou qualquer situação diferente pela qual esteja passando. Crie também o hábito de consultar diariamente o aplicativo da escola para verificar os recados do professor.